segunda-feira, 21 de março de 2011

Fichamento Do Filme “Escola Da Vida”


O filme começa mostrando uma premiação que é atribuída ao pai de Matt Warnner, o de melhor professor do ano. No momento que estava recebendo o troféu ele começa a passar mal e morre naquele mesmo lugar, algum tempo depois. Refletindo sobre a morte de seu pai, Matt concluiu que ele deveria ser o próximo professor do ano, pois, seu pai havia ganhado mais de quatro décadas consecutivas e, sentia-se obrigado a ganhar o prêmio em memória de seu pai.

Naquele mesmo período um professor foi apresentado em uma reunião como o novo professor de história: De Ângelo, o senhor D. Os alunos que estavam ali presentes o aceitaram com grande entusiasmo, perceberam que ele era diferente dos demais, pois possuía uma postura diferente; tanto no falar quanto no agir. Ao dialogar com os alunos o senhor D. não transmitia a idéia  de que os alunos observavam um professor autoritário mas de um amigo com quem poderiam contar.

Suas práticas metodológicas são eficazes, pois, além de despertar o interesse dos alunos faz com que os mesmos assimilam o que está sendo ensinado, de uma maneira prática e divertida. Porém ele não agradou a todos, pois vendo o seu sucesso e o quanto isso poderia significar na premiação de melhor professor do ano Matt o criticou fazendo acusações por acreditar que o senhor D. utilizava algum método ilícito para conseguir cativar e acima de tudo o respeito dos alunos,alegando que a maneira tradicional continua sendo a mais eficaz.

Após ter investigado a vida do senhor D, Matt pode perceber que ele era uma pessoa de boa índole: era amigo de todos no seu bairro, ajudava e amava o seu próximo e o mais importante, ele sofria de uma doença terminal que a cada momento consumia a sua vida - não havia muito tempo a perder. Ele amava a sua profissão, dava  suas aulas a cada dia como se fossem as últimas e as realizava da melhor maneira possível. As notas “A” de seus alunos eram apenas conseqüência de seu belíssimo trabalho tanto em sala de aula quanto nas atividades realizadas fora dela. Matt então pode perceber que estava equivocado quanto ao julgamento que havia feito da conduta do professor. Pode observar que o senhor D. tinha apenas optado em não seguir a metodologia tradicional acreditando que o ensino seria muito mais produtivo se o professor se adequasse as necessidades dos alunos mostrando que a melhor forma de aprender algo é se divertindo.

Algum tempo depois o senhor D veio a falecer por complicações com a doença a qual enfrentava deixando a escola na qual lecionava. Contudo maior que a doença que o levou, foi o exemplo de vida que deixou para os alunos, e principalmente, para os professores de que é possível mudar a qualidade de ensino na escola da qual fazemos parte. Mas para que essa mudança venha a ter êxito ela deve ocorrer do particular para o geral, ou seja, é algo que ocorre primeiramente dentro de cada um de nós

      O filme mostra de uma maneira clara e objetiva as principais práticas metodológicas e como a sua aplicação refletem na vida dos alunos, mas não somente o ensino-aprendizagem como algo restrito somente a escola, mas ensinando valores e respeito ao próximo tornando o estabelecimento de ensino numa verdadeira escola da vida.  

            A história apresenta a verdadeira realidade, que, ainda se faz presente no meio educacional, onde o tradicionalismo ainda é muito forte e as mentes dos profissionais do ensino possuem formulas prontas, sem nenhuma criatividade reflexiva que auxilie os discentes nas suas construções e autonomia. Isso vem a ser uma grande barreira que deve ser superada por aqueles que ainda estão em processo de formação. E como retrata muito bem o filme, o profissional da atualidade deve ter capacidade e discernimento, principalmente, quando se trata da diferença entre um professor e um educador e a habilidade de estar em constante adaptação à realidade vivida por todos dentro do meio educacional, sempre inovando seus métodos, para alcançar uma aprendizagem de excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário