sexta-feira, 4 de junho de 2010

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
DOCENTE: LUIZ ALBERTO CAVALCANTE GUIMARÃES
DISCENTE: AMANDA MAYARA CARVALHO DUARTE


RESUMO DA SÉRIE POEIRA DAS ESTRELAS

A série começa levantando alguns dos questionamentos mais antigos da história da humani-dade: “De onde viemos?” e “Como foi que o mundo começou?” Tudo isso movidos pela ânsia de compreender a nossa origem.

Todas as culturas já tentaram desvendar o mistério de onde viemos e de conhecer a origem do universo. Ainda hoje essa curiosidade vigora! Para os Drungas o mundo foi criado e será destruído por deuses, idéia semelhante é compartilhada ainda hoje pelo cristianismo. Já os babilônios e os egípcios acreditam que fora criado por vários deuses. Há também quem acredite que ninguém criou o mundo, o universo teria surgido do nada, como algumas tribos indígenas; ou ainda, há quem a creia que ele surgiu do caos sem ação externa de deuses. Um ponto que há em comum entre todas elas é que o mundo surgiu em algum instante do passado, e eis que a partir de então passa a existir o tempo. A ciência moderna por sua vez, também busca respostas para esses questionamentos, que é a teoria do Big Bang (uma grande explosão dera início a tudo, e tudo é resultado da energia liberada por essa explosão).

Em um momento da história, os dogmas da igreja católica não mais satisfaziam mais a curiosidade humana. Então surgiu a ciência. Os gregos foram pioneiros com a figura de Aristó-teles, que sugeriu um método intuitivo para explicar o universo – a Terra seria o centro de tudo – e também fez estipulações sobre a “gravidade”, ao afirmar que quanto mais pesado um corpo mais rápido ele chega ao solo. Esse permaneceu por muito tempo. Em meados a muitos conflitos religiosos, surgiram algumas idéias que duvidavam de Aristóteles, como a de Copérnico – aTerra é quem gira em torno do sol. Já Galileu Galie que derrubou a idéia de Aristóteles por meio da experiência, comprovou que o peso nada tem a ver com o tempo de queda. Usou o telescópio e observou um universo muito diferente daquele de Aristóteles e bem parecido com o de Copérnico.

Aproveitando as idéias de Copérnico, Keppler, acreditava no Heliocentrismo (o sol no centro do universo), diferentemente de Brahe, que defendia o Geocentrismo ( a Terra no centro do universo). Keppler definiu que os planetas giravam de harmonicamente em torno do sol e de forma elíptica, onde o sol maninha uma força que atraia os planetas para que permanecessem nessa orbita. Posteriormente, Newton defendia que tudo no universo era uma conseqüência de um sistema de forças. Ele desvendou a gravidade e a comprovou com a criação do Cálculo Diferencial Integral, demonstrando, matematicamente, que a força que atrai aos corpos para o solo é a mesma com que o sol atrai os planetas.

Einstein reinventou os conceitos sobre gravidade. Sua grande obra foi a teoria da relatividade. Para ele a gravidade é resultado da curvatura do espaço devido à ação dos corpos.

Para Gamow, o universo começou comprimido ao máximo, a tendência natural de tudo o que é quente é se resfriar e se expandir violentamente o começo desse processo foi rápido, mas, foi daí que toda a matéria do universo se formou, mais tarde elas foram de agrupando dando origem as estrelas e as galáxias até chegar ao que é hoje. Tudo isso a partir do Big Bang.

Imediatamente após a essa explosão, tudo o que existia era um fluido bastante quente, aos poucos essa matéria começou a esfriar num período de400 mil anos. Daí, a matéria já estava fria o suficiente para se agrupar e formar os primeiros elementos químicos: o H e o He, formando nuvens que entraram em colapso, dando origem as primeiras estrelas, assim como ao sol. Porém são corpos que morrem, e então, surgem os outros elementos.

Por volta dessa mesma época, supõe-se que também tenha se dado a formação dos planetas. A Terra era muito diferente da de hoje, a superfície era toda fluida de rocha incandescente e atmosfera era de gases sufocantes. Ainda hoje parte da terra é assim: os vulcões, esses quando entram em erupção liberam lava que ao se resfriarem, transformam-se em rochas. Assim aconteceu com a Terra, aquela massa fluida, se resfriou dando origem a superfície terrestre. O vapor liberado por esse resfriamento se condensou dando origem a água de nosso planeta. A maior parte da superfície formada ficou coberta por água, porém havia um único continente: a Pangea, que fora separada por em lento processo denominado de Deriva Continental (ocasiona-da pelo deslocamento de Placas imersas sobre rochas líquidas – o magma).

Antigamente, a Terra era constantemente atacada por asteróides e meteorito algumas eviden-cias ainda muito latente hoje em dia são algumas crateras gigantescas, como a de Arizona, nos EUA, em que o impacto disparou uma energia comparável com as bombas de hidrogênio. O desaparecimento dos dinossauros deve-se a outro meteorito que caiu aqui na terra. Outro impacto ainda maior, houve entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado de Thea, com o choque foi arrancado grande parte de sua massa,e o pedaço que ele arrancou do nosso planeta entrou em orbita ocasionando a Lua.

O nosso planeta é repleto de vida, não sabemos de onde ela veio, sabemos apenas que os seres vivos mantêm interação com o mundo a sua volta, absorvendo nutrientes e energia, eles crescem e se reproduzem, passando suas características a diante, podendo haver mudanças (mutações genéticas), o que permite a adaptação do indivíduo ao meio. A vida pode ter surgido da matéria inanimada e seguindo essa linha de pensamento, Miller, tentou reproduzir em laboratório as condições iniciais para a vida. Conciliando compostos químicos que se acreditava existir na Terra, são eles: amônia, água, gás hidrogênio e gás metano e gás carbônico; com a eletricidade. A conseqüência da experiência foi excitante para a ciência, a corrente elétrica fez com que compostos orgânicos se agrupassem dando origem a aminoácidos (compostos impor-tantes que existem nos seres vivos). Os organismos da época, semelhantes às bactérias, surgiram a um bilhão de anos depois da formação da terra. Todavia, como esses aminoácidos conseguiram se agregar para formar moléculas mais complexas dando origem a vida, ainda não se sabia. A resposta veio com Darwin e a teoria da evolução das espécies por adaptação ao meio, transferindo as característica para os seus descendentes. Apesar de haver teorias que defendem que microorganismos podem ter aparecido no planeta, a bordo de asteróides, encon-trando na Terra condições favoráveis para a vida ( Panspermia). Outros ainda crêem que a vida pode ter surgido em pequenas poças, no barro, e não na água – onde os nutrientes poderiam se encontrar diluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário